Páginas

VORTEX

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ITABUNA É A CIDADE DA BAHIA COM MAIOR INDÍCE DA DENGUE NO BRASIL.

ITABUNA É A CIDADE DO BRASIL COM MAIOR INDÍCE  DE DENGUE.

Itabuna, localizada no sul da Bahia, é a cidade com maior risco de epidemia de dengue neste verão, segundo mapeamento feito pelo Ministério da Saúde. O índice de infestação do mosquito transmissor da doença no município é de 18,4%.
De janeiro até o dia 12 de novembro deste ano foram notificados 6.414 casos de dengue no município, com duas mortes. Em 2009, a cidade registrou quase 15 mil casos suspeitos da doença, sendo que 425 pacientes ficaram em estado grave e nove morreram.
A população ficou assustada com a notícia. "Como é que não se preocupa com uma situação dessa? Eu tenho muito medo, como é que não tem?", indaga Dona Maria José Rodrigues, costureir"Esperava-se que tudo fosse feito com mais rapidez, no entanto a burocracia administrativa bloqueou de tal forma que levou esse tempo todo para a liberação dos produtos", afirma Florentino Souza, diretor de Vigilância à Saúde.De acordo com o Departamento de Vigilância à Saúde, um recurso de mais de R$ 142 mil foi recebido pelo município em dezembro do ano passado e seria aplicado na compra de materiais para os agentes de endemias no treinamento das equipes de combate e também no tratamento de áreas críticas, mas as ações não foram executadas a tempo. Alguns materiais só chegaram em setembro deste ano.
O objetivo da pesquisa do Ministério da Saúde foi identificar onde estão concentrados os focos do mosquito transmissor da dengue. A partir dos dados coletados serão feitos investimentos para qualificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue nos estados e nas cidades com maior índice de infestação do Aedes Aegypti.
O Ministério da Saúde já anunciou que vai enviar mais recursos para as cidades em situação de risco. Ainda não se sabe quanto de verba e quando Itabuna vai recebê-la, mas as ações emergenciais já foram estabelecidas.
"Manutenção dos agentes contratados e capacitados, preenchimento das 54 vagas dos agentes efetivos (...). Equipar o setor com máquinas novas, bombas novas para os agentes e principalmente os veículos que estão em situação crítica", enumera Florentino Souza.
O papel da sociedade no combate ao mosquito também é fundamental para reduzir os riscos de infestação. "Uma andorinha só não faz verão, né? É preciso que os outros também façam a parte deles, tanto que faço a minha parte, procuro limpar próximo à minha casa, essas poças d'água, conservar limpo para que não venha a acontecer", observa Geraldo Alves, motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentario sera postado.