Páginas

VORTEX

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MORREU OSCAR NIEMEYER,O ARQUITETO DE BRASÍLIA.

O arquiteto Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura moderna e um dos brasileiros mais reconhecidos no mundo, morreu nesta quarta-feira (5), aos 104 anos. Ele estava internado há 33 dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, por causa de uma infecção urinária. Ele também teve uma infecção respiratória e respirava com a ajuda de aparelhos.
Niemeyer foi um dos principais expoentes da arquitetura moderna e projetou o Brasil internacionalmente. O carioca ganhou reconhecimento a partir da exploração das possibilidades plásticas e construtivas do concreto armado, produzindo obras grandiosas e inventivas, marcadas pelo abuso de curvas em detrimento das linhas e ângulos retos. “Foi um poeta da arquitetura”, disse Ferreira Gular.
Suas obras – prédios públicos e privados, monumentos, esculturas e igrejas– marcam a paisagem das principais cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Brasília, e espalham-se por vários países do mundo, como Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Argélia, Israel e Cuba, entre outros. Niemeyer projetou grande parte das obras de Brasília, entre elas a praça dos Três Poderes, os prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e o Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentario sera postado.